segunda-feira, 11 de abril de 2016

Projeto Alice no País das Maravilhas - CMEI Alair Lourdes Fernandes

CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL ALAIR LOURDES FERNANDES
RUA YANI DE OLIVEIRA MUNHOZ, 1861.
FAXINAL - PARANÁ


Pedagoga: Maria Ap. S. Pepeleascov
Diretora: Eudóxia dos Reis Coelho

PROJETO:
 ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS

FAXINAL – 2016


Apresentação:
            O Projeto “Alice no País das Maravilhas” será desenvolvido no CMEI Alair Lourdes Fernandes, localizado na cidade de Faxinal-PR.
            Com início previsto para a segunda quinzena de março, este projeto terá como público alvo todas as crianças matriculadas nesta Instituição de Educação Infantil e se estenderá até o final do ano letivo de 2016.

JUSTIFICATIVA:
            Com esse projeto “Alice no País das Maravilhas”  pretende-se que a criança viaje no mundo mágico da sua imaginação,  que ela  acredite na fantasia sem se afastar da realidade do cotidiano, pois o conto de fadas se apóia nos sentimentos de coragem, obediência, egoísmo, inveja, amizade, afeto, carinho, raiva, curiosidade, ensinamentos e verdades naturais que compõem o mundo da criança, além de mostrar-lhe um mundo de possibilidades e de vitórias que podem ser alcançadas através do caminho da leitura e do encantamento da palavra escrita.
Através desse projeto, a criança terá oportunidade de explorar, sentir, descobrir e perceber tudo o que está à sua volta, através de vivências que envolvem a leitura, a imaginação, a dança, a música, as artes, as lendas, a natureza, os animais e as brincadeiras.

OBJETIVO GERAL:
             O presente Projeto tem por objetivo levar a criança ao mundo mágico da imaginação e ao  mesmo tempo a descobrirem o maravilhoso universo da leitura e da Literatura Infantil.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
*      Despertar o gosto e o prazer pela leitura, através das histórias lidas e ouvidas;
*      Promover a socialização e interação afetiva entre as crianças;
*      Desenvolver o autocontrole positivo através da afetividade;
*      Desenvolver a linguagem, expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual, o equilíbrio e a lateralidade;
*      Incentivar a vivência de valores como: cooperação, respeito, justiça, solidariedade, auto-estima e amor ao próximo;
*      Reconhecer seu nome, assim como o nome de seus colegas da sala de aula em situações do cotidiano;
*      Envolver a família no processo de aprender e ensinar;
*      Conhecer e respeitar as diferenças existentes entre as pessoas de seu convívio social, familiar e escolar;
*      Ampliar suas possibilidades de comunicação;
*      Explorar a produção da arte, do desenho, músicas, dança  e brincadeiras;
*      Oportunizar a criatividade, a imaginação, a atenção e o humor através da arte e da dramatização;
*      Conhecer diversas histórias da Literatura Infantil;
*      Aprender a cuidar e valorizar os livros;

PÚBLICO ALVO:
Berçário, Maternal, Pré-Escolar l e Pré-Escolar ll.

CONTEÚDOS:
·         Literatura Infantil;
·         Representação através de desenhos;
·         Representação através de modelagem;
·         Manipulação de objetos;
·         Texturas;
·         Sequência numérica e contagem;
·         Relacionar os numerais com as quantidades;
·         Equilíbrio e  Movimento;
·         Locomoção;
·         Cores e Formas Geométricas;
·         Noção Espacial e temporal;
·         Percepção auditiva e visual
·         Preensão;
·         Coordenação motora fina, grossa e global ;
·         Encaixe e desencaixe;
·         Alimentação saudável;
·         Família;
·         Respeito às diferenças;
·         Auto estima;
·         Identidade e autonomia;
·         Resolução de problemas;
·         Apreciação musical;
·         Corpo humano e partes do corpo;
·         Saúde e higiene;
·         Brincadeiras e Jogos;
·         Raciocínio lógico-matemático;
·         Colagem, desenho , pintura e modelagem;

Obs.:  O desenvolvimento dos conteúdos será por meio de Sequência Didática.

EIXOS:
·         Linguagem Oral e Escrita;
·         Artes Visuais;
·         Matemática;
·         Movimento;
·         Natureza e Sociedade;
·         Identidade e Autonomia
·         Música.

METODOLOGIA:
·         Contação da história “Alice no País das Maravilhas” com a utilização do
Livro Clássicos ilustrados de Maurício de Souza e representação da história por meio de desenho;
·         Conversa informal, diálogo e questionamento oral através das histórias, figuras e relatos sobre o assunto;
·         Representação da história utilizando fantoches com as personagens da história;
·         Contação da história com dedoches e a participação das crianças;
·         Contação da história com palitoches;
·         Músicas dramatizadas relacionadas à história;
·         DVD Filme “Alice no País das Maravilhas”;
·         Recontagem da história coletivamente pelas crianças nas rodas de conversas;
·         História em sequência;
·         Jogos, quebra cabeça, jogos da memória e brincadeiras explorando músicas e poesias referentes ao enredo da história;
·         Montagem de um cenário sobre o mundo maravilhoso de Alice;
·         Recortes, colagens, pinturas, desenhos livres, massinha de modelar,  produção de maquetes pelas crianças;
·         Confecção de cartazes com as personagens da história;
·         Produção de um livro coletivo de todas as turmas com as atividades produzidas;
·         Produção de um documentário  (DVD com fotos de todo o trabalho realizado pelo CMEI);
·         Confecção de uma boneca “Alice”;
·         Confecção das roupinhas e sapatinhos para a boneca;
·         Exposição dos trabalhos produzidos para o CMEI e para os pais;

RECURSOS:
Humanos: Professores, alunos, pais e funcionários
Materiais: Livros de Histórias, Rádio, CDs, TV,DVDs, papel sulfite, cartolina, papel craft, lápis de cor, tinta guache, pincéis, palitos, massinha de modelar, fantoches, dedoches, palitoches, blocos lógicos, tesouras, revistas, folhas impressas,papel crepom, cola quente, caixas de papelão, TNT, EVA, Giz branco e colorido, plumas, frutas, chapéus diversos, frutas, materiais reciclados.


AVALIAÇÃO:
            A avaliação será contínua, durante todo o Projeto observando a atenção, o interesse e a participação da criança nas atividades propostas e no relacionamento com os colegas e com a professora.

PRODUTO FINAL:
             Apresentação do teatro com as crianças.

REFERÊNCIAS:
CARROL, Lewis. Alice no País das Maravilhas; Porto Alegre- RS: 2010. Literatura Infantil. 2. ED.: L&PM,2010.

Sites e Páginas diversas da Internet.

*Este Projeto foi elaborado pela Pedagoga Maria Apª Pepeleascov junto com a Diretora Eudoxia Reis Coelho.
Então, as sequências didáticas ficaram por conta de cada professora sendo pensada pela faixa etária que cada uma atua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário